29.04.2015

Lojistas se reúnem com SSP-AM para cobrar segurança

No último dia 23 de abril, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus (CDL Manaus) e a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Amazonas (FCDL-AM) promoveram uma reunião com o Secretário de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), Sérgio Fontes. O encontro foi realizado na sede da entidade, localizada na Av. Djalma Batista e reuniu, além da classe lojista e assessores do secretário, representantes de sindicatos e a imprensa.

Além dos presidentes da CDL Manaus e FCDL-AM, Ralph Assayag e Ezra Azury, e o Secretário, também foi convidado a compor a mesa diretora da reunião, o Presidente do Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Amazonas (Sinduscon-AM), Eduardo Lopes.

Na ocasião, Assayag cobrou do secretário soluções enérgicas que visem contribuir para o fim dos constantes furtos e arrombamentos que vêm acontecendo nos estabelecimentos da cidade, principalmente nas imediações do Centro, e mais segurança não apenas para a classe, mas, para a população em geral.

“O que ocorre no centro é sério. É muito sério. Nós já tivemos aumento no número de policiais mas a situação continua difícil porque, infelizmente, os criminosos não têm mais medo, já que não enxergam a efetividade do policiamento,” relatou Assayag.

Como prova disto, a CDL Manaus, convidou um casal de empresários que mantém uma loja de confecções no Centro, e já foram assaltados duas vezes em menos de um mês. Edilza Barros e Damião Lima, afirmam que pelos acontecimentos estão chegando ao ponto de desacreditarem no poder público. “Esperamos que o secretário traga soluções para a situação. Estamos quase desacreditando no poder público, mas ainda temos esperança”, desabafou Damião.

O Secretário, por sua vez, informou que já está tomando algumas medidas para intensificar o policiamento nas ruas do Centro, dentre elas, a entrega de 700 novas viaturas para as rondas na cidade. Na reunião, foi feito o anúncio da chegada dos 100 primeiros modelos, o que aconteceu no dia seguinte (24) em cerimônia no Centro de Convenções – Sambódromo.

“Quero pedir um voto de confiança da população amazonense para que possa confiar no nosso trabalho. Vamos garantir a segurança da sociedade e diminuir a criminalidade dando mobilidade à polícia”, afirmou Fontes.

Estabelecer parcerias público-privada para aumentar a segurança foi uma das propostas mais bem avaliadas no encontro. “A parceria é com a rede privada, mas ela tem uma finalidade pública. São várias ideias de tecnologia como as redes integradas de câmeras de segurança, que podem agregar ao Ciops, e o sistema de recompensa para procurados, criminosos e organizações criminosas. Enfim, são ideias que estão dando certo em outros estados e que podem dar certo no nosso caso, colaborando muito para a segurança pública”, finalizou o secretário.

Para o combate ao crime organizado, o secretário informou que estará apoiando a Polícia Federal nas fronteiras, por meio do envio de militares para a região.

A classe lojista enfatizou que a falta de segurança interfere diretamente na economia da cidade e na geração de empregos, já que sem a tranquilidade, os consumidores vão evitar comprar e, com isso, o comércio pode não conseguir aumentar o número de vendas. Consequentemente, podem ocorrer demissões, e gerar um problema social bem maior.

No entanto, o presidente da CDL Manaus, Ralph Assayag disse que está confiante na atuação do secretário para diminuir a insegurança na cidade. “Eu acredito que com o conhecimento do Secretário Sergio Fontes, a estrutura da Polícia Militar, e com a boa vontade do governador que está empenhado em resolver um problema que está ficando cada vez mais sério, nós vamos começar a dar uma boa resposta aos criminosos. Se o 190 funcionar, nós tivermos as viaturas e a boa vontade, eu acredito que até o meio do ano nós vamos estar com muito mais tranquilidade”, disse.

O presidente da FCDL-AM, Ezra Azury também acredita que a parceria possa reforçar o monitoramento e resulte na diminuição da criminalidade. Assim, os clientes vão se sentir mais seguros, pois vão perceber um policiamento mais ostensivo.