09.04.2015

Governo e empresários se reúnem para discutir rumos da economia do Estado

O governador José Melo reuniu-se na manhã de ontem (8) com representantes de entidades de classe da indústria, comércio e setor primário, além de empresários, na sede do Governo. A iniciativa faz parte da estratégia do Governo em envolver os setores produtivos do Estado no enfrentamento à atual crise econômica e na busca de uma nova política de diversificação da matriz econômica do Amazonas.

A ideia do Governo do Amazonas é criar grupos setoriais para discutirem com o setor público os novos caminhos da economia do Amazonas. A reunião começou com um balanço sobre o cenário macroeconômico brasileiro e as dificuldades do Estado em função da crise. Em seguida, o governador falou sobre as medidas implementados na Reforma Administrativa e os ajustes para manter o equilíbrio fiscal e, por fim, ouviu as sugestões dos empresários.

“Vamos, agora, juntar as atividades econômicas para criar grupos comuns para tentarmos vislumbrar horizontes de saída e manter o Estado no formato que está e a economia também. Espero que encontremos, juntos, soluções para esse momento difícil. Mais ainda o nosso Estado, porque, no momento de crise, todas as pesquisas já indicam que o consumidor está variando o seu caminho para outros tipos de bens, que não os produzidos aqui, priorizando as coisas mais básicas como alimentos”, ressaltou o governador ao destacar os ajustes realizados no âmbito estadual. “Fizemos uma reforma, cortamos na carne, reduzindo quadros e secretarias, fazendo o dever de casa com relação à parte fiscal, a tarefa de arrecadar mais sem aumentar os impostos, sem ter que irmos aos salários”, completou.

O governador pretende reunir ainda com outros segmentos da sociedade, a exemplo da comunidade científica, economistas, entre outros.  Posteriormente, por meio da Secretaria de Estado de Planejamento, Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (Seplanct), os representantes serão convocados para câmeras setoriais que envolverão propostas para não apenas superar as dificuldades momentâneas, mas também criar uma política de diversificação da matriz econômica que não dependam exclusivamente dos incentivos fiscais da Zona Franca de Manaus.

“Não vamos envolver somente empresários. Vamos envolver também a comunidade científica, a Suframa, a sociedade como um todo, para trabalhar junto conosco na questão da diversificação da matriz econômica e assim pensar o Amazonas para os próximos 20 ou 30 anos”, revelou o secretário estadual de Fazenda, Afonso Lobo.

Compareceram à reunião, o secretário estadual de Planejamento, Thomaz Nogueira, os presidentes da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Manaus (CDL Manaus),  Ralph Assayag, da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), Antônio Silva, do Centro das Indústrias do Estado do Amazonas (Cieam), Wilson Périco, da Federação do Comércio do Amazonas (Fecomercio), José Azevedo, da Federação da Agricultura e Pecuária do Amazonas, Muni Lourenço, e os empresários Dênis Minev e Jaime Benchimol – um dos diretores da CDL Manaus.

(Foto: divulgação)