15.01.2024

Última reunião da CDL Jovem tem palestra com ex-secretário da Semef, Ulisses Tapajós e balanço das ações realizadas em 2023

No dia 6 de dezembro, a Câmara de Dirigentes Lojistas Jovem Manaus (CDL Jovem Manaus) promoveu, no auditório Nação Lojista, a última reunião mensal do ano de 2023. Durante o encontro, foi apresentado um balanço das ações realizadas pela entidade ao longo do ano, onde foram discutindo os resultados obtidos e delineando os planos para a próxima edição da TRIP CDL Jovem.

A reunião contou com a participação de 40 membros e empresários, contando ainda com a presença da deputada estadual Débora Menezes, além do ex-secretário municipal de Finanças (Semef), o consultor de empresas, Ulisses Tapajós, como palestrante convidado.

Presidida pelo coordenador da CDL Jovem Manaus, Matheus Demasi, a reunião abordou as atividades realizadas no segundo semestre de 2023, destacando os resultados alcançados, com ênfase nos projetos Onda Rosa e Aira. Além disso, o coordenador da CDL Jovem Amazonas, Victor Gonzales, detalhou os planos para a próxima TRIP CDL Jovem, agendada para XXX, tendo a capital de Belo Horizonte como destino. Na ocasião foi divulgado as empresas que serão visitadas durante a viagem.

Após a análise dos resultados, Ulisses Tapajós compartilhou sua trajetória de sucesso de maneira descontraída e dinâmica com os participantes. O engenheiro químico amazonense, formado pela Escola de Engenharia Química da Universidade Federal do Paraná em 1970, retornou a Manaus após a graduação. Iniciou sua carreira no Polo Industrial de Manaus, desempenhando um papel fundamental na implementação da Ambev, Novotel, Friopesca, Moto Honda e Multibrás em regime de turnkey. Sua dedicação e contribuição estenderam-se ao longo de três décadas, de 1978 a 2008.

Durante esse tempo, fez MBA em Gestão Financeira Empresarial, pela Universidade do Amazonas, e MBA em Gestão de Equipes, pela Fundação Getúlio Vargas, a partir de 1993, foi promovido a diretor-presidente da Multibrás da Amazônia e implantou, com sua equipe, um extraordinário Modelo de Gestão Focado em Resultados, cujo lema era “Pessoas felizes conseguem sempre os melhores resultados”.

Como consequência da criação de um ambiente saudável, a Multibrás da Amazônia foi escolhida pela Revista Exame como “A melhor empresa para trabalhar no Brasil”, em 2006 e 2007, e tornou-se uma das empresas de melhor rentabilidade financeira nesse período.

Filho de um garçom e de uma funcionária pública, o amazonense Ulisses Tapajós Neto, desde cedo enfrentou condições adversas. Ao terminar o colegial, nos anos 60, com a ajuda do pai conseguiu uma carona em um avião C-47 da Força Aérea Brasileira (FAB) para São Paulo, onde queria estudar engenharia, curso que na época ainda não havia em Manaus. Ele tinha 17 anos e o valor de três salários mínimos no bolso, dinheiro que o pai o havia dado.

"Meu pai sempre foi bastante exigente; ele me incentivava a estudar, dizendo: 'Rapaz, preste atenção, precisamos melhorar a vida de tua mãe. Ela não merece viver numa casa assim. A única maneira de proporcionar uma vida melhor para ela é através do teu sucesso. Para ser bem-sucedido, você precisa se dedicar aos estudos, trabalhar incansavelmente e aprender a tratar bem as pessoas. Esses são os três caminhos do sucesso.'”

Depois de dois dias de viagem a aeronave fez escala em várias cidades do país, ao chegar ao destino final, Ulisses não teve coragem de sair do aeroporto. “A cidade era grande demais para mim”, diz. Um major da aeronáutica então o aconselhou a ir para Curitiba, que, além de menor, já era um importante centro universitário. Ulisses conta que pegou um ônibus da viação Cometa e seguiu rumo ao Paraná. Chegando lá, acabou hospedado na pensão dos próprios motoristas da viação.

Arranjou emprego, no ano seguinte entrou na faculdade de engenharia química e depois de seis anos sem ver os pais voltou a Manaus. “Naquela época, uma carta levava até dois meses para chegar. Meu plano sempre foi voltar. Queria ajudar meus pais a ter uma vida melhor”, disse Ulisses.

O engenheiro químico enfatiza que na vida é essencial enfrentar desafios e desenvolver habilidades cruciais para progredir. Ele destaca ainda a importância da disciplina, humildade e respeito ao próximo, bem como a adoção de uma metodologia eficaz, pois uma empresa próspera com base em resultados. A obtenção de lucros consistentes requer a implementação de processos e estratégias bem definidos.

Dando sequência no evento, Matheus Demasi destacou que a última reunião foi a culminação de um ano de dedicação e esforço.

“As ações realizadas coroam um ano de dedicação e trabalho incansável por parte da CDL Jovem, contando com o apoio integral dos diretores e presidentes que nos concedem ampla liberdade para concretizar nossos projetos idealizados. A presença significativa de jovens e empresários na reunião, em busca de qualificação, conexões e discussões sobre os desafios empresariais, é extremamente importante e gratificante. Isso reflete nossa força coletiva e a dedicação ao longo de um ano repleto de atividades significativas”.

A vice-coordenadora, Francyne Leal, destaca que a reunião encerrou com êxito o ano, contando com a significativa participação de empresários, o que é especialmente notável em um mês movimentado como dezembro. Estamos felizes por todas as conquistas alcançadas neste ano desafiador, e acredito que a régua da CDL Jovem foi elevada ainda mais alto.

Ao encerramento da reunião, os membros da diretoria da CDL Jovem - Fernando Lindoso, Fernando Moreira, Lucas Bezerra e Victor Assayag - foram agraciados em reconhecimento ao notável desempenho e à trajetória destacada na entidade ao longo de 2023. Em merecida homenagem, receberam placas em virtude da dedicação e empenho demonstrados em suas respectivas posições.