Not?cias

13.09.2023

CDL Jovem recebe diretor da Engeco, Porfírio Saldanha para discutir sobre mercado imobiliário

Compartilhe: WhatsApp

Na tarde do dia 16 de agosto, 40 empresários entre membros e convidados participaram da reunião mensal da Câmara de Dirigentes Lojistas Jovem de Manaus (CDL Jovem), realizada no auditório Nação Lojista. Durante o evento, os participantes tiveram a oportunidade de ouvir o diretor da construtora Engecco, Porfírio Saldanha que compartilhou a sua história e como se deu a construção da empresa.

 

"A história da Engecco começou na universidade do Amazonas, quando eu estava na escola técnica. Meu pai veio do interior, começamos a trabalhar e empreender cedo. Antes de iniciar a faculdade, eu tinha uma pequena empresa de engenharia, onde desenhava manualmente os projetos, já que naquela época não tínhamos os programas de hoje durante a faculdade eu conheci meu sócio. A primeira obra que a Engecco fez foi duas casas no Vieiralves e posteriormente fizemos algumas obras no Distrito Industrial”.

 

O empresário aproveitou a oportunidade para discutir o primeiro empreendimento da construtora, que foi o Edifício Palmares. Ele destacou que, na época, Manaus era uma cidade predominantemente horizontal, com poucos edifícios de 5 ou 6 andares.

 

"Estamos nos aproximando das quatro décadas de existência, para ser mais preciso, daqui a dois anos. Durante todos esses anos, diversificamos nossos negócios. Começamos empiricamente, construindo imóveis para locação. Depois, desenvolvemos o antigo Shopping Grande Circular e também entramos no setor hoteleiro. Se eu puder oferecer um conselho, é que vocês investem sua energia naquilo que trará um retorno significativo."

 

Quando questionado sobre o que o motivou a investir neste segmento, ele respondeu: "Ao longo do tempo, percebi que há pessoas que choram e outras que vendem o lenço para quem chora. Decidimos nos posicionar como aqueles que desejam oferecer soluções para quem tem necessidades. É surpreendentemente fácil fazer negócios quando você pode atender às necessidades das pessoas".

 

Porfírio enfatizou que um empresário jamais deve basear decisões em suposições; em vez disso, a importância da pesquisa e da constatação de dados é crucial, eliminando o medo de investir. Além disso, ele ressalta que, ao definir uma data de entrega, é fundamental cumprir essa promessa, pois a confiabilidade é talvez o maior ativo de quem atua no mercado imobiliário.

 

Projetos

 

Durante a reunião a diretora de capacitação, Mariah Dourado, apresentou o projeto CDL XP, o qual proporcionará aos empresários uma imersão nas empresas de Manaus. Mais de cinco grandes companhias já confirmaram sua participação, e a ação está programada para iniciar no próximo mês de setembro.

 

"O propósito da CDL XP é trazer a experiência das nossas viagens para Manaus, permitindo-nos conhecer casos de sucesso locais. Queremos adquirir novas técnicas, ouvir histórias inspiradoras que resultaram em êxito, aprender como implementar as melhores práticas e estabelecer conexões com novas pessoas, reunindo assim nossa equipe para expandir nossa rede de contatos."

 

Newsletter

Prêmio IEL de Estágio Categoria Empresa Inovadora
Prêmio IEL de Estágio Categoria Empresa Inovadora
Empresa certificada com a  ISO 9001:2015
Empresa certificada com a ISO 9001:2015
Prêmio PQA 2019 Categoria Gestão 250 pontos
Prêmio PQA 2019 Categoria Gestão 250 pontos
Programa de conscientização com o objetivo de evitar o desperdício de recursos naturais
Programa de conscientização com o objetivo de evitar o desperdício de recursos naturais