13.09.2023

CDL Jovem recebe diretor da Engeco, Porfírio Saldanha para discutir sobre mercado imobiliário

Na tarde do dia 16 de agosto, 40 empresários entre membros e convidados participaram da reunião mensal da Câmara de Dirigentes Lojistas Jovem de Manaus (CDL Jovem), realizada no auditório Nação Lojista. Durante o evento, os participantes tiveram a oportunidade de ouvir o diretor da construtora Engecco, Porfírio Saldanha que compartilhou a sua história e como se deu a construção da empresa.

"A história da Engecco começou na universidade do Amazonas, quando eu estava na escola técnica. Meu pai veio do interior, começamos a trabalhar e empreender cedo. Antes de iniciar a faculdade, eu tinha uma pequena empresa de engenharia, onde desenhava manualmente os projetos, já que naquela época não tínhamos os programas de hoje durante a faculdade eu conheci meu sócio. A primeira obra que a Engecco fez foi duas casas no Vieiralves e posteriormente fizemos algumas obras no Distrito Industrial”.

O empresário aproveitou a oportunidade para discutir o primeiro empreendimento da construtora, que foi o Edifício Palmares. Ele destacou que, na época, Manaus era uma cidade predominantemente horizontal, com poucos edifícios de 5 ou 6 andares.

"Estamos nos aproximando das quatro décadas de existência, para ser mais preciso, daqui a dois anos. Durante todos esses anos, diversificamos nossos negócios. Começamos empiricamente, construindo imóveis para locação. Depois, desenvolvemos o antigo Shopping Grande Circular e também entramos no setor hoteleiro. Se eu puder oferecer um conselho, é que vocês investem sua energia naquilo que trará um retorno significativo."

Quando questionado sobre o que o motivou a investir neste segmento, ele respondeu: "Ao longo do tempo, percebi que há pessoas que choram e outras que vendem o lenço para quem chora. Decidimos nos posicionar como aqueles que desejam oferecer soluções para quem tem necessidades. É surpreendentemente fácil fazer negócios quando você pode atender às necessidades das pessoas".

Porfírio enfatizou que um empresário jamais deve basear decisões em suposições; em vez disso, a importância da pesquisa e da constatação de dados é crucial, eliminando o medo de investir. Além disso, ele ressalta que, ao definir uma data de entrega, é fundamental cumprir essa promessa, pois a confiabilidade é talvez o maior ativo de quem atua no mercado imobiliário.

Projetos

Durante a reunião a diretora de capacitação, Mariah Dourado, apresentou o projeto CDL XP, o qual proporcionará aos empresários uma imersão nas empresas de Manaus. Mais de cinco grandes companhias já confirmaram sua participação, e a ação está programada para iniciar no próximo mês de setembro.

"O propósito da CDL XP é trazer a experiência das nossas viagens para Manaus, permitindo-nos conhecer casos de sucesso locais. Queremos adquirir novas técnicas, ouvir histórias inspiradoras que resultaram em êxito, aprender como implementar as melhores práticas e estabelecer conexões com novas pessoas, reunindo assim nossa equipe para expandir nossa rede de contatos."